Eram 20, mas aí Star Wars: O Despertar da Força aconteceu.
Você discorda da ordem em que eles aparecem? Não tem problema: até eu discordo um pouco de mim mesma. Dependendo do dia, ou até da hora, um filme desceria, outro subiria… Tenho uma dificuldade enorme em decidir entre tantas coisas de que eu gosto (ou, em alguns casos, amo).
Mais: a ordem não é o verdadeiramente importante deste vídeo. O que é bacana nele é a homenagem que o Guilherme Gouveia (o autor dessa trabalheira) faz a duas das grandes artes do cinema. A primeira é a arte do close-up. Para um ser humano, não existe nada mais fascinante no mundo do que o rosto de outro ser humano – mas, até a invenção do cinema, não era possível apreciar essa coisa magnífica, a expressividade da nossa fisionomia, numa imagem de 30 metros quadrados, e vê-la em todo o seu detalhe. Não importa se é um drama que se desenrola entre quatro paredes, como 45 Anos, ou uma ópera de ação, como Mad Max: a certa altura, o cineasta sempre vai fechar no close-up, porque as emoções de quem está na tela é que são nosso passaporte para o universo da história que está sendo contada.
A outra grande arte exclusiva do cinema que o Guilherme homenageia é a da montagem. É dela que vem o sentido, é dela que flui nosso envolvimento com um filme, é ela que dá o ritmo e que ilumina as intenções do cineasta. Aqui, o Guilherme se diverte: brincar com o trabalho de 21 grandes montadores é uma coisa fina.
A todo mundo que acompanhou o blog em 2015, então, nossos votos de um ótimo 2016. Com sorte, no ano que vem o cinema vai ser tão bom que não vai dar para deixar a lista com menos de 25 títulos.
Fã da blogueira pode dar pitaco? Dos 21 selecionados, eu assisti a 11, dos quais 6 estão na lista dos “meus 25 melhores filmes de 2015”: Sicário, O clã, No coração do mar, 45 anos, Que horas ela volta? e Sniper https://goo.gl/r3Whxc. Posso compartilhar 10 sugestões? Labirinto de mentiras, Sabor da vida, A família Belier, Numa escola de Havana, Beijei uma garota, Virunga, Capital humano, A estrada 47, Divertida mente e Minúsculos. 2015 teve uma ótima safra de filmes
CurtirCurtir
É Isabela, você foi mexer num abelheiro: a paixão das pessoas pelo cinema! Você vai receber uma enchurrada de contestações e observações apaixonadas, mas tudo no bom sentido, tudo muito divertido. Ótima iniciativa!
CurtirCurtir
Ótima sacada esta dos 120 filmes Isabela! Mas a gente fica inevitavelmente apreensivo: ” Será que ela vai deixar de fora Amarcord, O Iluminado, Os Pássaros, A Felicidade Não se Compra, As Pontes de Madison, A Primeira Noite de Um Homen, American Grafitti, Meia Noite em Paris….?”
CurtirCurtido por 1 pessoa
Edição nota 10! Parabéns! Ah, nota 10 pela escolha da música!
CurtirCurtir
Senti falta do filme “leviatã”.
CurtirCurtir
Muito interessante estar incluido na lista o Força Maior. Grande filme!
CurtirCurtir
Vocês arrasam! Um blog sem blá blá blá, com conhecimento mesmo!
Ansiosa para sua crítica de As Sufragistas…
CurtirCurtir
Eu senti falta de Birdman
CurtirCurtir
kd vingadores 2?
CurtirCurtir
TESTEMUNHEM !
Uma da melhores listas de filmes do ano que passou…
Embora eu não tenha visto alguns (que já entraram pra lista dos a serem vistos), essa foi a melhor que vi.
Só discordo de um filme, mas daí é opinião pessoal: “Sniper Americano” e seu bebê de plástico. Achei fraquinho, fraquinho….
CurtirCurtir
Concordo! Sniper é fraco.
CurtirCurtir
TESTEMUNHEM ! Uma da melhores listas de filmes do ano que passou…
Mesmo sem ter visto alguns (que já entraram pra lista dos próximos a assistir), achei a lista equilibrada e honesta com uma única exceção a MEU gosto pessoal .
Achei Sniper Americano e seu bebê de plástico fraquinho, fraquinho….
CurtirCurtir
Top a observação! também acho que o sniper é fraco.
CurtirCurtir
Esse é o guia prá quem gosta de cinema de verdade, filmes impactantes, provocativos, definitivos. Prá ver de novo e redescobrir…
Obrigada Isabela querida!
Mila
CurtirCurtir
Grande lista Isabela. Será um guia. Estou muito feliz que você tenha voltado a escrever sobre cinema para a Veja. Você o faz como ninguém e fez falta paca!! Você é a única cujas matérias, muitas vezes, são melhores que os próprios filmes.
CurtirCurtir
Esta última frase a Isabela deve estar processando ainda, por um bom tempo….rsrsrsrs
CurtirCurtir
Nossa, até que enfim achei o seu blog! No Youtube só tinha as críticas mais antigas… Admiro muito o seu trabalho e o seu olhar “psicológico” na descrição dos filmes… Parabéns e continue assim! Seu fã do Rio de Janeiro!
CurtirCurtir
Boa noite Isabela qualquer dia voce poderia fazer uma lista , com seus filmes favoritos de todos os tempos! Te acompanho desde a revista Set.
Grande abraço
CurtirCurtir
Muito bem editado o vídeo. Mas Isabela, um vídeo seu sem você falando não é a mesma coisa. Boas festas, feliz ano novo e volte logo!
CurtirCurtir
Ótima lista!! Senti falta de Divertida Mente.
CurtirCurtir
Olá Isabela, obrigado pelo Blog, pelas críticas dos filmes, sempre acompanho. Senti falta na lista do circuito alternativo. Em 2015 teve muito blockbusters, ocupando muitas salas ao longo do ano e tantas estreias ficaram prejudicadas em exibição e publicidade. Filmes, que tiveram destaque, boa carreira, e ainda bem que não demoraram para vir ao Brasil. Entre eles, Timbuktu, De Cabeça Erguida, Phoenix e Dhepaan, são alguns que considero ótimos filmes.
Abraços
Cristiano
CurtirCurtir
Mad Max?!? Aí não!!
CurtirCurtir
Mad Max Fury Road é uma obra prima. Respeito muito o gosto PESSOAL e ninguém é obrigado a gostar de filme algum… mas qualquer opinião divergente em relação à genialidade do filme é uma opinião equivocada
CurtirCurtir