“Identidade” e o perigoso jogo de mulheres negras ‘disfarçadas’ de brancas

Na Manhattan dos anos 20, um caos íntimo mas voraz se instala quando duas amigas negras se reencontram — e uma faz a descoberta

Conforme a regência, o verbo to pass tem diferentes significados. Mas, no vocabulário americano, quando ele vem sozinho, designa (ou costumava designar) uma só coisa: que uma pessoa negra de pele mais clara ou traços mais caucasianos está passing, ou passando-se, por branca. É uma expressão perversa, que não só carrega a culpa da renúncia à própria identidade como implica que os brancos que inadvertidamente acolhiam entre si o “inimigo” eram as vítimas da fraude. Em Identidade (Passing, Inglaterra/Estados Unidos, 2021), a estreia na direção da atriz inglesa Rebecca Hall já disponível na Netflix, Rennie (Tessa Thompson) decide se passar por branca numa ida a Manhattan. Cheia de medo, a moradora do então próspero Harlem, casada com um médico e mãe de dois meninos, arrisca a farsa por algumas horas para ir às compras e tomar chá em um hotel de luxo. Lá, encontra uma velha amiga, Clare (Ruth Negga) — e descobre que Clare está há anos “passando”: tem agora a pele alva, cabelos loiros, roupas caríssimas e um marido, John (Alexander Skarsgard), que diz que não, os negros não lhe desagradam: ele os odeia mesmo. John, é claro, não percebe que Rennie é negra. E ignora que também sua mulher o é.

O encontro é como uma pedra jogada em um lago: a superfície antes calma irrompe em círculos que se expandem até distâncias imprevisíveis. Clare entra na vida de Rennie e lá decide ficar, brincando com a própria dissimulação e instaurando ao seu redor uma espécie íntima mas voraz de caos. Menos ambicioso que o romance A Marca Humana, de Philip Roth, o filme de Hall é, no entanto, mais específico e meticuloso, sempre atento aos gestos quase imperceptíveis do jogo entre os personagens — um jogo que Tessa, magistral, ganha de lavada.

Publicado em VEJA de 17 de novembro de 2021, edição nº 2764

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s