divulgação

Que horas ela volta? No Oscar

Boas chances em uma disputa dura

Ai deles se não indicassem o filme de Anna Muylaert para concorrer a uma vaga na disputa pelo Oscar de produção estrangeira.

Grandes chances de entrar na seleção, Que Horas Ela Volta? tem – mas que ninguém imagine que, a partir daí, a parte mais difícil já passou. De algum tempo para cá, desde que a Academia renovou o corpo de votantes dessa categoria e aprimorou as regras para ela, o páreo subiu muito de nível e ficou duríssimo. Nos últimos anos, foram premiados pesos-pesados como Ida (Polônia), A Grande Beleza (Itália), Amor (Áustria) e A Separação (Irã), batendo outros filmes fortíssimos como A Caça, de Thomas Vinterberg, Timbuktu, de Abderrahamane Sissako, Leviatã, de Andrey Zvyagintsev, No, de Pablo Larraín, e Bullhead, de Michaël R. Roskam.

Algo que aumentaria consideravelmente as chances de Que Horas Ela Volta? seria a campanha em torno da interpretação de Regina Casé crescer. Não seria inédito: em 1999, na última vez em que o Brasil chegou ao páreo de filme estrangeiro, com Central do Brasil, a indicação de Fernanda Montenegro na categoria de melhor atriz fez a repercussão em torno do filme de Walter Salles aumentar exponencialmente.

E, só para lembrar, é em parte ao cinema brasileiro que a Academia deve a sua revalorização do Oscar de filme estrangeiro: em 2003, os votantes que fazem a pré-seleção dessa categoria fizeram feio ao não indicar Cidade de Deus – vexame cujas dimensões se tornaram aparentes para a própria Academia no Oscar do ano seguinte, quando o filme de Fernando Meirelles foi indicado aos prêmios de direção, roteiro adaptado, montagem e fotografia.

Veja aqui a minha resenha do filme.

4 comentários em “Que horas ela volta? No Oscar”

  1. Isabela, tinha lido em algum lugar que, em julho, você iria lançar um canal de vídeos no youtube. Desde então, todo mês ia no Google conferir se esse canal havia sido lançado, e finalmente descobri o seu blog. Tô achando sensacional porque você tá escrevendo muito, mas queria saber quando voltará a fazer vídeos. Não precisa ser tão bem produzidos como no tempo da VEJA. O importante é o conteúdo.

    Amo os seus vídeos, mesmo quando não concordo com a crítica, porque além do excelente vocabulário e de sua fluência, você tem uma qualidade que nenhum outro youtuber que fala sobre cinema tem: sua voz é agradabilíssima.

    Aguardando.

    Curtir

  2. O filme é bom sim.

    Mas abaixo de qualquer um dos citados como vencedores nas últimas edições . Ou, até mesmo, pelo indicados citados na matéria (empata com “No”, que nos trás um enredo apenas “ok” sobre um momento histórico tão importantes para o fim de mais uma nefasta ditadura sul-americana).

    E tenho dúvidas se trará questionamentos relvantes para quem o assiste ou apenas fará a função catártica de, durante 2 horas as patroas , brancas e ricas se sentirem como “da família”. Mas que passado algum tempo estão batendo panelas por aí…..

    Algumas nem esperam tanto, pois na seessão em que assisti (relativamente cheia) ouvi na saída muitas senhoras falando que a empregada era apenas… uma empregada.

    E algumas ainda iam além: ……SPOILER………………………

    …….qu ainda por cima furtou algo da patroa .

    Curtir

  3. Isabela, torço para que “Que Horas Ela Volta?” tenha o maior prestígio no Oscar, mas acho muito complicado Regina Casé conseguir uma indicação em melhor atriz.

    Se formos analisar as últimas interpretações estrangeiras indicadas ao prêmio, podemos concluir que são todas de papeis difíceis, pesados e de transformação.

    Mais recentemente tivemos Marion Cotillard e Emmanuelle Riva em papeis extremamente dramáticos. Aí pensamos também em Catalina Sandino Moreno e na própria Fernanda Montenegro e vemos que o tipo de papel de Regina se difere bastante destes que foram celebrados.

    Estou na torcida, claro, pois ela está fantástica no filme da Muylaert, mas acho um grande desafio conseguir chegar lá!

    Beijos!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s