divulgação

O garimpo da semana: Spring

Falar de um filme sem dizer do que o filme trata não é fácil, mas Spring merece o esforço.

Se você gosta de mudanças de tom abruptas e completas surpresas (adoro ambas as coisas, quando funcionam – e aqui elas funcionam), então este longa da dupla de diretores Aaron Moorhead e Justin Benson vale uma espiada.

A vida de Evan (Lou Taylor Pucci) já saiu dos trilhos faz algum tempo, mas, na noite do funeral de sua mãe, ela piora consideravelmente: Evan toma uma bebedeira, bate num sujeito e acorda de ressaca, com a polícia batendo à sua porta. O que fazer? Ir para a cadeia por ter dado um soco num imbecil? Evan decide que não: ele vai é se mandar para o aeroporto, e de lá para uma cidadezinha na Sicília – onde ele se encanta com uma garota que vê na rua. Louise (Nadia Hilker) é linda, exótica, meio atirada. Mas, quando eles passam a noite juntos…

E aqui eu paro.

Não vou contar mais nada. E, se você pretende ver o filme, contenha-se e não vá sair lendo sobre ele para saber o que rola a partir daí.

divulgação

O curioso é que, apesar da guinada repentina, Spring nunca abandona aquela atmosfera fluida do início: é um filme de ??????, mas nunca deixa de ser também um clássico filme sobre a viagem a um lugar estrangeiro como rito de descoberta, bem naquele climão de cinema europeu dos anos 60. Muito do mérito por essas facetas diferentes se combinarem sem entrar em choque vai para Aaron Moorhead, que dirige o filme em dupla com o roteirista Justin Benson e é também o excelente diretor de fotografia: a maneira como Moorhead usa as locações, e como às vezes enquadra coisas muito diferentes numa mesma tomada, é decisiva para que Spring pareça estar sempre tão “no momento” – não uma história contada, mas uma história que está se desdobrando ali, diante de quem a vê. Verdade que a dupla de diretores, ansiosa por dar uma explicação para sua reviravolta, se enrola com bobagens pseudocientíficas que mais enfraquecem do que reforçam a história. Mas trata-se de um mal menor diante do feito que é costurar coisas tão díspares. Fui garimpar às cegas e adorei o que encontrei.

divulgação


SPRING
Estados Unidos, 2014
Direção: Aaron Moorhead e Justin Benson
Com Lou Taylor Pucci, Nadia Hilker, Francesco Carnelutti, Vinny Curran, Jeremy Gardner

3 comentários em “O garimpo da semana: Spring”

  1. Isabela, falando em garimpar… por acaso vc viu o último filme do Bertolucci? “Io e Te” (2012). O que achou? O cinema anda complicado, só de pensar que o grande diretor quase não conseguiu recursos para rodar “Assédio” (1999) e teve que fazê-lo como filme para TV é para lamentar profundamente!

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s