Novo filme de Woody Allen é tempestade em copo d’água

Apesar do clima tumultuado em torno do diretor, “Um Dia de Chuva em Nova York” é historieta amena de encontros e desencontros amorosos

Um Dia de Chuva em Nova York é aquele filme que Woody Allen faz, ano sim, ano não, como parte do ciclo criativo que, a certos intervalos, o leva a produzir seus rasgos de genialidade. Esta pequena história de encontros e desencontros amorosos, entretanto, ganhou notoriedade desproporcional à sua relevância: em 2018, a Amazon engavetou o filme pronto e ainda cancelou o contrato pelo qual bancaria mais três longas de Allen (o diretor abriu um processo de 68 milhões de dólares contra a corporação, encerrado nesta semana com um acordo sigiloso). A decisão da Amazon se deu no auge do #MeToo, quando o diretor mencionou o “clima de caça às bruxas” que teria contaminado o movimento e sua filha Dylan Farrow, que renovou as acusações de que Allen abusou sexualmente dela em 1992, quando era uma menina de 7 anos. O pai sempre negou, e pelo menos duas investigações independentes concluíram que nada havia ocorrido; também a Procuradoria não conseguiu reunir indícios suficientes para processá-lo. O caso, porém, divide os irmãos de Dylan, e agora os atores que já trabalharam com Allen: enquanto Scarlett Johansson, Kate Winslet e Diane Keaton o defendem, Greta Gerwig, Colin Firth e Timothée Chalamet – que estrela Um Dia de Chuva – o repudiaram.

No filme, Chalamet é um rapaz sofisticado que quer mostrar Nova York à namorada rica e caipira (Elle Fanning). Mas as pancadas de chuva e três homens mais velhos pelos quais a garota se encanta frustram os seus planos. Eles, afinal, nem eram tão bons assim: o imprevisto – na forma da personagem de Selena Gomez – cuida de dar rumos bem mais felizes à trajetória romântica do rapaz. É uma brincadeira amena – mas a temperatura da controvérsia é tão alta que Um Dia de Chuva permanece sem distribuidor nos Estados Unidos.

Publicado em VEJA de 27 de novembro de 2019, edição nº 2662


Trailer


UM DIA DE CHUVA EM NOVA YORK
(A Rainy Day in New York)
Estados Unidos, 2019
Direção: Woody Allen
Com: Timothée Chalamet, Elle Fanning, Liev Schreiber, Jude Law, Selena Gomez, Diego Luna
Distribuição: Imagem

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s