divulgação

Olhos da Justiça

Por essa eu não esperava.

Olhos da Justiça é a versão americana do argentino O Segredo dos Seus Olhos, de Juan José Campanella, que ganhou o Oscar de produção estrangeira em 2010 – e é bom! Não é o filmaço que era o original, mas é feito a sério, com decência. Acho que é a primeira vez na minha carreira que vejo isso acontecer.

Eu me encho de desgosto quando lembro dos bons – às vezes excelentes – filmes estrangeiros que o cinema americano mutilou: a maneira como o delicioso alemão Simplesmente Martha, com os ótimos Martina Gedeck e Sergio Castellito, virou o insosso Sem Reservas, com Catherine Zeta-Jones e Aaron Eckhart. Ou como em Vanilla Sky o diretor Cameron Crowe aleijou o espanhol Preso na Escuridão, de Alejandro Amenábar. Ou ainda como George Sluizer eviscerou a sua própria e magnífica criação, o holandês O Segredo do Lago, ao refilmá-la nos Estados Unidos.

divulgação

Por isso, ver como Olhos da Justiça acerta na transposição do contexto político argentino para o americano e verificar que ele resiste a atalhos ridículos ou diluições desnecessárias é uma boa surpresa. O elenco, também está em cima (e olhe que ele inclui Nicole Kidman e Julia Roberts).

Leia a seguir a resenha que publiquei nesta semana na VEJA.


Travessia segura.

O cinema americano tem tradição em estropiar suas transposições de bons filmes estrangeiros. Não importa qual a proveniência do enredo, ele termina sempre com a mesma cara: pasteurizada e homogeneizada. Uma grata exceção a essa regra é Olhos da Justiça, versão de O Segredo dos Seus Olhos, sucesso argentino que ganhou um Oscar em 2010. Parte do êxito se deve ao fato de que Juan José Campanella, diretor do original, aqui atua como produtor. Outra parte cabe ao roteiro robusto e bem urdido que serve de base ao filme que estreia nesta quinta-feira no país. Por fim, tem-se o acerto na escolha dos protagonistas. Nicole Kidman, Julia Roberts e sobretudo Chiwetel Ejiofor oferecem desempenhos sólidos sob o comando de Billy Ray, que, antes deste trabalho, dirigiu dois outros competentes thrillers políticos, O Preço de uma Verdade e Quebra de Confiança.

SITE_012615_114.CR2

Como no filme estrelado por (claro) Ricardo Darín, aqui o ponto de partida é o estupro e assassinato de uma jovem. A vítima era íntima de um dos protagonistas; outros laços, também, os uniam, como a profunda amizade entre os investigadores Ray (Ejiofor) e Jess (Julia), e o quase-romance entre Ray e a promotora Claire (Nicole).

divulgação

O desfecho dado à investigação não satisfaz nenhum deles. Para Ray, é torturante uma pista à qual ele nunca conseguiu dar seguimento: uma foto na qual um sujeito desconhecido olha com insistência, ou talvez avidez, para a vítima. Passada mais de uma década, ele acha que descobriu algo novo, e o terrível contexto em que o crime se deu finalmente começa a vir à tona.

divulgação

Se O Segredo dos Seus Olhos amarrava o assassinato da jovem à deterioração política deflagrada na Argentina em 1974, com a morte do presidente Juan Domingo Perón e a posse de sua mulher, Isabelita Perón, Olhos da Justiça encontra o melhor similar americano possível: o ambiente institucional pantanoso que se instalou nos Estados Unidos após os atentados de 2001. Assinando o roteiro e a direção, Billy Ray prefere a circunspecção ao espalhafato, e o drama à ação. Conduz ainda seus atores com mão segura, e tira de Julia Roberts e Nicole Kidman interpretações sinceras. A única virtude que ele não pode reclamar para si é a da surpresa – exceto por essa, a de finalmente alguém ter feito bonito ao verter um filme que era irretocável.

Isabela Boscov
Publicado originalmente na revista VEJA no dia 09/12/2015
Republicado sob autorização de Abril Comunicações S.A
© Abril Comunicações S.A., 2015

Trailer


OLHOS DA JUSTIÇA

(Secret in Their Eyes)

Estados Unidos, 2015
Direção: Billy Ray
Com Chiwetel Ejiofor, Julia Roberts, Nicole Kidman, Michael Kelly, Dean Norris, Alfred Molina, Joe Cole
Distribuição: Diamond Filmes

Uma consideração sobre “Olhos da Justiça”

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s