divulgação

SAG Awards

Quem vai estar no Oscar?

As indicações que o Sindicato dos Atores divulgou hoje são uma ótima pista.

Existe uma discussão interminável sobre qual dos grandes prêmios do cinema é a melhor pista para adivinhar as escolhas do Oscar. Há quem defenda que é o Globo de Ouro, mas eu discordo completa, total e absolutamente: enquanto a lista de indicações do Globo de Ouro fica a cada ano mais preguiçosa e bizarra, o Oscar vai se sofisticando, na medida do possível. Vale muito mais a pena prestar atenção nas listas mais especializadas, como a do Círculo dos Críticos (Critics Choice Awards), a do Independent Spirit Awards ou a o do Sindicato dos Atores (SAG).

Ponderando as indicações que o SAG divulgou hoje (veja a lista completa lá embaixo) com as do Independent Spirit e as do Gotham Awards, acrescentando a premiação da Sight & Sound e temperando tudo com os meus palpites pessoais, dá para quase (atenção: eu disse quase) afirmar que:

  • Carol, Spotlight, O Regresso e Mad Max – Estrada da Fúria vão concorrer a melhor filme
  • Todd Haynes (Carol), Tom McCarthy (Spotlight), Lenny Abrahamson (O Quarto de Jack) estarão entre os indicados a melhor diretor, George Miller (Mad Max) e Alejandro Gonzáles Iñárritu (O Regresso) quem sabe, e bobeou Charlie Kaufmann também (pela animação excêntrica Anomalisa)
  • Mark Ruffalo (Spotlight), Michael Fassbender (Steve Jobs), Bryan Cranston (Trumbo) vão concorrer a melhor ator; e deve sobrar vaga para Leonardo DiCaprio (O Regresso) e Eddie Redmayne (A Garota Dinamarquesa)
  • Cate Blanchett (Carol), Charlotte Rampling (45 Anos) e Brie Larson (O Quarto de Jack) devem disputar o prêmio de melhor atriz, e provavelmente Saoirse Ronan (Brooklyn) também
  • Christian Bale (A Grande Aposta), Mark Rylance (Ponte dos Espiões), Michael Shannon (99 Homes) e o menino Jacob Tremblay (O Quarto de Jack) devem concorrer a melhor ator coadjuvante
  • A lista de indicadas a melhor atriz coadjuvante deve ficar igualzinha à da SAG: Kate Winslet (Steve Jobs), Alicia Vikander (A Garota Dinamarquesa), Helen Mirren (Trumbo), Rachel McAdams (Spotlight) e Rooney Mara (Carol)
  • É 99% certo que o húngaro O Filho de Saul vai disputar (e levar) melhor filme estrangeiro. E ele pode render mais uma surpresa: uma vaga para László Nemes na categoria de melhor diretor

 

Veja aqui lista completa das indicações: http://variety.com/2015/film/awards/sag-award-nominations-2016-nominees-full-list-1201657169/

6 comentários em “SAG Awards”

  1. Eu já discordo, acho que o globo de ouro a mais importante premiação do cinema fora o oscar, inclusive no ano de 2011 quando A Rede Social venceu o O Discurso do Rei; no ano de 2013 em que, incrivelmente, Kathryn Bigelow, Quentin Tarantino e Ben Afleck ficaram de fora da lista de indicados ao oscar no globo de ouro eles estavam e em outro caso em que Mickey Rourke perdeu para Sean Penn no oscar sendo que no globo de ouro foi o inverso. Na minha opinião o globo de ouro vem premiando merecidamente melhor que o oscar.

    Curtir

  2. O SAG é realmente a principal prévia do Oscar (nas categorias de atuação, obviamente) até por uma questão matemática: em termos numéricos, a maior categoria profissional que vota no Oscar é a dos atores, que é justamente a que promove o SAG. Portanto, com exceção de uma ou outra indicação, os atores indicados ao SAG têm sido quase os mesmos indicados ao Oscar.
    Nas indicações que saíram, senti falta de alguns nomes que estavam muito bem cotados, como a Jennifer Lawrence (atriz principal), Matt Damon e Will Smith (atores principais) e Jennifer Jason Leigh (atriz coadjuvante).

    Curtir

  3. Concordo com tudo,mas em relação atriz coadjuvante a Jennifer Jason Leigh por “Os Oito Odiados”(a acadêmia ama um coadjuvante do Tarantino) pode ser nomeada.

    Curtir

  4. Decepcionado por não ver Charlotte Rampling (45 Anos) entre as candidatas a melhor Atriz…. Mas também acho que no Oscar ela entra, e seria muuuuito legal vê-la levar a estatueta por um desempenho que só uma Atriz no auge da maturidade e do domínio de sua Arte pode oferecer!!

    Curtir

  5. hummm… No GoldenDerby não se fala em outra coisa: a chance de Ridley Scott levar a estatueta de melhor diretor (um reconhecimento quase que tardio, pois o Mr. Bladeruuner já está com quase 80 anos). E colocam como certo que “Perdido em Marte” estará entre os finalistas. Só espero não ver indicado a melhor filme “Mad Max” que é, sim, um ótimo filme de ação, com exuberante fotografia e maquiagem precisa… mas… me decepcionou aquele roteiro “Jogue a mamãe do trem”. :p
    Dos nomes que vc apontou, ainda há muita discussão em torno de “Carol”, pois podemos ter ambas as atrizes indicadas na categoria principal (a última vez que isso ocorreu foi em “Thelma & Louise”, em 1991, por acaso, um filme de Ridley Scott).
    Surpresa no SAG foi a dupla indicação de Hellen Mirren. E o fato de eles não terem visto “Joy” (entre vários outros que estreiam apenas nas próxima semanas).

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s