Em 1982, o milionário Alfred Heineken, da cervejaria que leva o nome da família, sofreu um sequestro que paralisou a Holanda.
Baseado no livro-reportagem de Peter R. de Vries, este thriller reconstitui o crime desde antes mesmo de ele ser gestado, com o descontentamento de um grupo de amigos: sempre à beira da marginalidade, Cor (Jim Sturgess), Willem (Sam Worthington) e Jan (Ryan Kwanten) fizeram apostas ruins e estão na pindaíba.
Precisam de algo “grande”: uma ação que não só renda muito mas que, no planejamento e na execução, pareça coisa de criminosos altamente profissionais, não de pés de chinelo como eles. A operação inclui um roubo a banco (para o financiamento), a construção de um bunker e extrema disciplina.
Nem Alfred Heineken (Anthony Hopkins), porém, é o refém acuado com que eles contavam, nem o grupo está preparado para as tensões do processo que deflagrou.
O maior mérito do diretor Daniel Alfredson está na reconstituição ágil e na transição habilidosa da euforia para a agonia: com seu socialismo de botequim, seus machismos pueris e sua instabilidade emocional, os amigos são um desastre anunciado.
Isabela Boscov
Publicado originalmente na revista VEJA no dia 05/08/2015
Republicado sob autorização de Abril Comunicações S.A
© Abril Comunicações S.A., 2015
Trailer
JOGADA DE MESTRE
(Kidnapping Mr. Heineken)Holanda/Inglaterra/Bélgica, 2015Direção: Daniel AlfredsonCom Jim Sturgess, Sam Worthington, Anthony Hopkins, Ryan Kwanten,Thomas CoquerelDistribuição: Imagem