divulgação

A Menina dos Campos de Arroz

Os pais de A Qiu, de 13 anos, migraram para a cidade para trabalhar, e há anos ela não os vê: ela ficou com os avós e o irmão menor numa rústica e antiga casa de madeira igual a todas de seu pequeno e remoto vilarejo, frequentando uma modesta escola rural. Como para todos ali, também, sua vida gira em torno do arroz: a aragem do solo, a semeadura, o cultivo, a colheita, a secagem e novamente a aragem, em um ciclo perene e árduo que rende tão somente o sustento básico. Quando a avó de A Qiu morre e os pais retornam para uma visita, instaura-se um dilema: abrir mão do dinheiro na cidade e viver no ritmo do campo, como quer a mãe, ou insistir em outras oportunidades, como pretende o pai?

Arroz_mat2

Filmada com atores não-profissionais recrutados ali mesmo, no rincão da província de Guangxi em que se passa, e falada na língua Dong da etnia dominante no local, esta crônica da diretora estreante Xiaoling Zhu aponta, pela sua existência até mais do que por seu enredo, as transformações dramáticas da sociedade chinesa na última década ou duas: quando cineastas como Zhang Yimou e Chen Kaige despontaram, no final dos anos 80, três quartos dos chineses ainda moravam no campo, e a vida rural era familiar à maioria deles.

Arroz_mat1

Hoje, porém, mais da metade da população está nas cidades, e outros 300 milhões de chineses devem se transferir para elas nos próximos dez anos – de forma que, hoje, costumes como os retratados por Xiaoling se tornaram objeto de exotismo até dentro do próprio país.


Trailer


 A MENINA DOS CAMPOS DE ARROZ
(La Rizière)
China/França, 2010
Direção: Xiaoling Zhu
Com Yang Yingqiu, Shi Guangjin, Yang Xiaoyuang, Wu Shenming
Distribuição: Esfera

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s