“Doutor Sono” retoma com acerto o clássico do horror “O Iluminado”

Ewan McGregor puxa um bom elenco no novo filme, uma adaptação do livro com que Stephen King deu continuidade ao enredo original

Os puristas tendem a se queixar desse tipo de expediente, mas é compreensível que, em dado momento de Doutor Sono , já em cartaz no país, o diretor Mike Flanagan se permita revisitar a locação (e a trilha, a iluminação, a câmera e os personagens) do ultraclássico O Iluminado, que Stanley Kubrick lançou em 1980: cercado de neve e inundado de luz, o fictício Hotel Overlook é um dos cenários mais brilhantes (e tenebrosos) já concebidos por um cineasta. No ano passado, também Steven Spielberg deu um passeio pelo Overlook, em Jogador Nº 1 — mas o pretexto de Doutor Sono é ainda mais pertinente: seu protagonista é Dan Torrance, o garoto de aguçada sensibilidade paranormal que, em O Iluminado, enfrentava o mal no Overlook. Agora adulto, e muito bem interpretado por Ewan McGregor, Dan continua a pagar o preço de seu dom. Para emudecer as comunicações do além, afunda-se no álcool e na promiscuidade. Mas está exausto, e a intervenção de um desconhecido gentil (Cliff Curtis) o põe no caminho da recuperação — e também no de uma garota (Kyliegh Curran) que tem um dom ainda mais poderoso que o seu e é irresistível para um círculo de criaturas cuja aparência humana esconde algo corrupto e cruel.

Baseando-se na continuação de O Iluminado que o escritor Stephen King publicou em 2013, Flanagan, que dirigiu todos os episódios da ótima A Maldição da Residência Hill, busca aqui menos o medo que o mal­-estar; às vezes choca, mas a prioridade é contar bem uma boa história e valorizar o trabalho de seus bons atores — no que o elenco é quase uniforme, com destaque também para Rebecca Ferguson. Pavor mesmo, só quando ele volta ao sinistro Overlook.

Publicado em VEJA de 13 de novembro de 2019, edição nº 2660


Trailer


DOUTOR SONO
(Doctor Sleep)
Estados Unidos, 2019
Direção: Mike Flanagan
Com: Ewan McGregor, Rebecca Ferguson, Kyliegh Curran, Cliff Curtis, Zahn McClarnon, Emily Alyn Lind
Distribuição: Warner

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair /  Alterar )

Foto do Google

Você está comentando utilizando sua conta Google. Sair /  Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair /  Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair /  Alterar )

Conectando a %s