divulgação

Jason Bourne

A adrenalina continua a mesma, mas a emoção…


Veja aqui a vídeo-resenha


Da última vez em que foi visto, em 2007, Jason Bourne mergulhou num rio antes que o capturassem – e sumiu na noite e no mundo. O agente que em A Identidade Bourne (2002) fora pescado do Mar Mediterrâneo ferido e sem memória, e que em A Supremacia Bourne (2004) colocara a CIA em alerta vermelho com sua cruzada para descobrir seu passado, completava ali, em O Ultimato Bourne, o ciclo: conseguira trazer à tona e a público todos os detalhes tenebrosos do programa clandestino que o transformara em super-assassino. Com a cabeça mais a prêmio do que nunca, Bourne não poderia jamais reaparecer: ainda que a plateia implorasse por uma nova aventura, Matt Damon e o diretor Paul Greengrass haviam decidido duas coisas. Primeiro, que um não faria um Bourne sem o outro. Segundo, que simplesmente não havia razão para fazer mais um Bourne; a história chegara ao seu desfecho natural, e ela não terminava com ponto final, mas com reticências.

divulgação

Promessas desse tipo existem para serem quebradas, claro. E Greengrass e Damon, ambos sujeitos muito engajados, viram um gancho irresistível nas transformações pelas quais a espionagem passou com as toneladas de arquivos jogados na rede pelo WikiLeaks de Julian Assange, e com os programas secretos de vigilância divulgados pelo analista da CIA Edward Snowden. Mais até do que o terrorismo, é isso que os serviços de inteligência temem hoje: ter suas operações clandestinas ou sigilosas reveladas.

divulgação

É nesse mundo, portanto, que Jason Bourne despenca. Sobrevivendo incógnito em rinhas de luta em algum cafundó da Grécia, Bourne é contatato pela ex-analista da CIA Nicky (Julia Stiles), que se bandeou para o lado dos hackeadores de segredos: há muita coisa da sua história que ele ainda não sabe, diz Nicky – que assim deflagra mais duas horas de caçada incessante ao redor do mundo. Bourne, Nicky e o assassino da CIA interpretado por Vincent Cassel se esquivam uns dos outros em Atenas, Berlim, Londres, Roma, Las Vegas e Washington. Enquanto isso, no quartel-general da CIA, na Virgínia, Tommy Lee Jones e a sueca Alicia Vikander olham telas de computador, pedem imagens de satélite, mandam comandos sair à rua.

divulgação

Ao final das duas horas, eu me senti como se tivesse ido junto na maratona. Até cãibra deu, e precisei ficar uns cinco minutos fazendo alongamento e ouvindo a música do Moby que fecha o filme. A sequência em Atenas é uma barbaridade: ela acontece durante um dos protestos anti-austeridade econômica que sacudiram a Grécia, enquanto as ruas vão sendo tomadas por multidões de manifestantes e tropas de choque. Se me dissessem que Greengrass filmou durante uma manifestação de verdade, eu acreditaria.

divulgação

Mas, feitas todas as contas, foi mais adrenalina do que emoção. Não que se trate de uma adrenalina qualquer: Greengrass mudou o cinema com a ação suja e bruta de A Supremacia e O Ultimato, e há mais de dez anos é descaradamente copiado por todo mundo. Mas ainda é, sem dúvida, o melhor no que faz. O que falta em Jason Bourne é outra coisa: é um instante a mais no rosto de Damon, às vezes, para que você se lembre por que está lá – porque é palpável o desespero dele em não saber quem é, e porque saber pode ser ainda pior. E porque, quando Bourne entra em modo operacional e Matt Damon faz você sentir a máquina que ele vira, juro – não há perseguição no mundo que possa ser mais eletrizante do que isso.

7 comentários em “Jason Bourne”

  1. Concordo com a avaliação. Realmente é o melhor espião do cinema. Mas senti falta de algo novo. Não achei plausível o roubo do caminhão de polícia. Mas ainda assim, é disparadamente o melhor do cinema de ação.

    Curtir

  2. Isabela.
    Deixe primeiro lhe agradecer por suas críticas, as quais tenho como as mais confiáveis do Brasil!
    Leio Omelete, Adoro cinema, ´Época (que adora soltar spoilers), Isto é, etc, mas nunca vejo um filme e discordo daquilo que você falou em sua análise.
    Quanto ao filme, penso que basta que seja Greengrass o diretor para que o ingresso seja um passaporte para um boa diversão!
    Grande abraço!

    Curtir

  3. Excelente crítica, sou muito fã da trilogia Boune, e acho que o principal motivo é Matt Damon, estava sentindo falta de seu videocast Isabela. Ainda bem que temos aqui no Brasil uma crítica com competência, que resumi tudo o que agente vai encontrar quando assiste a um filme, Isabela, eu acho que vc poderia dar aulas a uns críticos sem nenhuma noção do que está falando do que Rubens Ewald Filho, que falou recentemente que Ponte para Espiões é o pior filme de Stven Spilberg, é para morrer de rir, né?

    Curtir

    1. Prezado, vale lembrar que ase análises são subjetivas. O que se deve analisar é, a crítica e a opinião foram fundamentadas? Se positivo, creio que merece respeito, ainda que diga que Ponte dos espiões foi o pior filme.

      Curtir

  4. Sou fã do legado bourne o 007 moderno filme bem estruturado história e detalhes exato em tudo não perco um …fim semana promete ..obrigado bourne att roberto

    Curtir

    1. Uma coisa é ele falar que Ponte para Espiões é o pior filme de Spilberg, outra é ele não ter nenhum argumento, por isso digo e repito, a única crítica que acho relevante no país são as de Isabela Boscov, que sabe o que está escrevendo

      Curtir

  5. Uma bela crítica em vídeo (como de costume), finalizando, claro, com aquelas bem cabidas frases de efeito. Já estava sentindo falta. Espero ansiosamente por uma crítica em vídeo também do Esquadrão Suicida, neste estou apostando minhas fichas.

    Curtir

Deixe um comentário