Divulgação

Capitão América: Guerra Civil

Os irmãos Russo acabam de mudar o jogo: nada será como antes nos filmes de super-heróis


Veja aqui a vídeo-resenha

Cenas de destruição mundial em computação gráfica? Nem pensar – isso é para os fracos: em Guerra Civil, o combate é homem a homem ou, às vezes, em escaramuças sujas como brigas de gangues. A ação é explosiva, imprevisível, e tão contígua do espectador que, da poltrona do cinema, ele quase desvia dos golpes. Vilões foram abolidos: à parte o homem triste interpretado pelo ótimo Daniel Brühl, que tem uma conta pessoal a cobrar, este é um mundo em que a maior ameaça não está em planos malignos – está nas boas intenções, e no partidarismo que elas incitam. Traumatizado por ter criado Ultron, o Homem de Ferro quer agora ser controlado por um comitê multinacional. O Capitão Steve Rogers resiste; teme vir a ser usado de novo, de maneira ilegítima, como instrumento político e ferramenta de guerra – e é isso que o irmana tanto ao velho amigo Bucky, transformado pelos soviéticos no Soldado Invernal. Essa, então, é a guerra civil de que fala o título: a ruptura dos laços fraternos entre o Homem de Ferro e o Capitão América por causa de um irmão pródigo, o Soldado Invernal. Uma ruptura que rapidamente escala para uma crise em família, em que os outros super-heróis – os conhecidos e os novos, como o Pantera Negra de Chadwick Boseman e o sensacional Homem-Aranha de Tom Holland –  vão se alinhando com um lado ou com o outro, sem encontrar nenhum termo de compromisso entre si.

Os diretores Joe e Anthony Russo acabam de mudar o jogo: não é só na ação, no delineamento dos personagens e nas interpretações meticulosas, complicadas (com destaque, de novo, para Chris Evans), que Guerra Civil faz uma opção decidida pelo realismo. É, acima de tudo, na maneira como os Russo entendem o mundo em que seus super-heróis – e sua plateia – vivem, no qual toda divergência se torna uma divisão sem espaço entre as trincheiras opostas, e no qual toda injustiça sofrida admite retribuições insanamente desproporcionais. Mirando em cheio nas “guerras culturais” e no terrorismo do século XXI, os Russo acertam a plateia na cabeça, e no coração. Boa sorte a quem tiver de lançar um filme de super-herói depois da revolução de Guerra Civil. Só não é preciso desejar sorte se esse alguém for os próprios Joe e Anthony, que têm na agenda Vingadores: Guerra do Infinito – Parte I e II. Se Capitão América: Guerra Civil é apenas a metade do caminho dos Russo na Marvel, é difícil imaginar que cara terá seu destino final.

Clique aqui para assistir a minha entrevista com o co-diretor Anthony Russo.

62 comentários em “Capitão América: Guerra Civil”

  1. Em que pese todas as avaliações de desempenho na análise deste filme, seria melhor chama-lo de “Homem de Ferro 4”. Na cena do confronto final, é dele o DRAMA mais forte de TODOS os filmes de super-heróis. E, convenhamos, pôr o Chris Evans pra contracenar com um super-ator como Robert Downey Jr. é pedir pra apanhar.

    Curtir

  2. Crítica é apenas uma visão particular de quem é pago para fazê-la. Positiva ou não ela não determina se é certa ou errada, muito menos o que o público vai achar do filme. Cada tem seu gosto uns mais Marvel outros mais DC, e de alguma forma isso influencia , tanto os críticos, embora não digam, e principalmente o público, que geralmente admite kkkk. Como visão pessoal de um especialista em filmes, cinema acho válido, para um debate, talvez até influenciar os responsáveis dos filmes, como um todo, estúdio, diretores, etc. Porque is críticos tem como levar talvez isso a eles, mais do que nós. Não podemos é acostumar com agressividade de comentários, perde s graça não poder discutir, discordar e aprender. Depois a gente vê o filme e faz nossa própria conclusão. Fato é que a maioria está elogiando esse Guerra Civil, mas se alguma razão maquiavélica nisso, pouco importa se o receptor, leitor, tiver boa formação e compreensão sem se deixar levar, nem acho que seja essa a intenção da crítica. Bora ver o filme. Abraços

    Curtir

  3. BvS tem 27% do rotten, Civil War tem 98%, más pra fanboy da DC tudo se resume ao mantra de que é golpe (algo já familiar por aqui), de que os críticos são marvettes etc…e outras baboseiras. Em suma: BvS é um mico mundial e vai faturar no mínimo um framboesa de ouro. É só jogar um pouco de inseticida que vocês já se alvoroçoam, aceitem que dói menos fanboys da DC….

    Curtir

    1. Interessante é vc ver que BVS fez 27.7 milhões no primeiro dia e foi chamado de fracasso… Ja Guerra civil fez 14 e os sites chamaram de abertura gloriosa… So não enxerga quem não quer

      Curtir

      1. Paulo, o que acontece é que Batman vs Superman deve abertura simultânea em todos os países. Já Guerra Civil mal abriu no mercado principal, os EUA, onde só estreia na semana que vem. Entre muitos outros países onde não estreou.

        Curtir

      2. Marcelo estou falando da abertura so nos EUA… No mundo no primeiro dia foram 90 milhões de dolares… No Brasil por exemplo foi só a maior abertura de todos os tempos o unico fracasso de BVS foi na China onde vingadores Era de Ultron fez 250 milhoes de dolares e ele fez menos de 100… Bota essa diferença na contae ja teria ultrapassado 1 bilhão… E repito no Brasil. .. Nosso país e da blogueira… O Filme é simplesmente a maior bilheteria de um filme de quadrinhos em todos os tempos e esta quase de tornando a quinta maior entre todos os gêneros. .. Ultrapassando todos da Marvel… Da Disney e da propria Warner. … Isso inclui o mega sucesso star wars

        Curtir

      3. Paulo, não tem como você estar falando da abertura nos EUA, pois o filme ainda não estreou em grande circuito por lá, só no dia 6 se não me engano.

        Curtir

      4. Paulo, só complementando o comentário que fiz há poucos minutos: eu fui pesquisar e descobri que, na verdade, esses 14.9 milhoes de que você está falando da abertura do Guerra Civil dizem respeito à estreia do filme em apenas 15 mercados estrangeiros menores, e isso numa quarta-feira, de um total de mais de 150 países que o filme deve estrear futuramente. É por isso que sua comparação é um tanto equivocada, você está comparando coisas diferentes.

        Curtir

    2. Incrível: no século 21, cidadãos perdem seu tempo na internet fazendo guerra de fanboy da Marvel falando mal da DC e baseando seus conceitos de “bom” e “ruim” numa coisa chamada “rotten”. Viu no que dá os rapazes deixam de sair com garotas para ficar lendo gibis?

      Curtir

  4. A moça não entende nada de Hqs… disse que Batman vs Superman é ruim… pra mim os dois filmes é otimos e quem ganha com isso é nós fãs de Hqs..

    Curtir

    1. BvS não tem nada a ver com os quadrinhos.

      Superman raso e de motivações fraquíssimas, ao invés de ser um símbolo de esperança. Superman das HQs (pré o lixo que são os Novos 52) é alguém que poderia ser um deus na Terra, mas por puro altruísmo escolhe ser um herói, não um ser superior, mas alguém disposto a usar todo seu potencial para ajudar os outros e, ao mesmo tempo, instigar que as outras pessoas façam o mesmo. Ele age pela humanidade, mas não se coloca em um patamar superior. É um herói da luz, que tem que agir as vistas de todos para ser uma verdadeira inspiração.

      Batman é um bolsominion bilionário. O Batman das HQs não mata a torto e a direito (nem mesmo na sombria HQ Dark Knight). Bruce Wayne é um gênio, mas em BvS passa a odiar o Superman sem qualquer motivo, além de ser manipulado facilmente por Lex Luthor.

      Lex Luthor das HQs é um gênio, bem articulado e meticuloso. O Lex Luthor do filme é um maluco que sequer consegue dar um discurso em casa, com um plano idiota e sem sentido. O filme tenta fazê-lo parecer mais inteligente ao mostrar que ele sabe as identidades secretas do Batman e do Superman, mas não justifica como ele fez isso, então, não faz do Lex inteligente, mas faz de idiota os espectadores.

      Isso só arranhando a superfície da merda que é esse filme em relação à grande parte das HQs. Então, querido… Não sei se a Isabela Boscov entede de quadrinhos, mas você, tenho quase certeza que não entende bulhufas.

      Curtir

      1. Por obséquio, explique-nos quais são as “motivações fraquíssimas” de alguém “disposto a usar todo seu potencial para ajudar os outros e, ao mesmo tempo, instigar que as outras pessoas façam o mesmo.” Aqui entre os cidadãos normais e decentes, isso são as motivações fortíssimas.

        Bruce Wayne passa a odiar o Superman “sem qualquer motivo”?! Tem certeza que você assistiu o filme inteiro ou perdeu a primeira metade?

        Não sei se a Isabela Boscov entende de quadrinhos, mas você, tenho 100% de certeza que não entende bulhufas de CINEMA.

        Curtir

      2. Monolito2001, Mas super valorizar o Guerra Civil em detrimento de rebaixar Batman Vs Superman é um equívoco tremendo. O Guerra Civil também não acontece absolutamente NADA do que acontece nos HQ’s. Assisti o filme ontem e fiquei decepcionada. Eles pegaram um HQ fantástico e fizeram um filme um tanto decepcionante para quem conhece os quadrinhos. Para mim, tanto a Marvel quanto a DC estão decadentes, os heróis cada vez com motivos mais bestas para lutar e fazer ou deixar de fazer certos atos. Além disso, o desfecho dos filmes é semelhante, cheios de manipulações por parte dos vilões em questão, e, basicamente, nada além disso. Guerra Cívil é apenas um pouco mais bem pensado do que Batman Vs Superman, e com mais grandes momentos e boas lutas.

        Curtir

      1. Maior bilheterias da história deum filme de quadrinhos no Brasil e quinta maior entre todos os filmes. ..aqui no seu país o povo ADOROU o filme… Aceita que dói menos

        Curtir

  5. Isabela, Parabéns!

    É outra coisa ler um texto de alguém que conhece sobre o assunto que está falando; Uma fã, enfim.

    Queria que as críticas de outros ‘canais de informação’ tivessem tanto conteúdo.

    um abraço,

    Moises

    Curtir

  6. Ai que delicia ver os fãs da DC nervosinhos kkkkkkkk aceitem que Batman Vs Superman foi a maior decepção de todos os tempos no universo dos super heróis no cinema, prometeu, se vangloriou e no fim entregou um filme meia boca que amargou e fez a DC correr para mudar sua estratégia cinematográfica. Com toda certeza Guerra Civil é superior, em todos os pontos de comparação, que insistem em fazer por aí.

    Curtir

  7. este filme está mais é para uma treta entre cumpanheiro. Não tem nada de guerra civil. E comparar Superman VS Batman é covardia. O Nível de poder é muito mais absurdo.

    Curtir

  8. Bom dia Isabela!

    Por gentileza, me perdoe a ignorância, mas, o que significa irmanar (“e é isso que o irmana tanto ao velho amigo Bucky”)? É sempre bom enriquecer o vocabulário né…

    Desde já agradeço.

    Curtir

  9. Ótimo filme, assisti na pré-estreia e o nível é altíssimo…quanto as comparações com BvS, se devem a como se desenvolver um universo, com fatos que se desenrolam com aparente coerência…. (spoilers) ou vão argumentar como coerente o Senado americano questionar o Super por atos ocorridos na África??? O Super parar o Batman em uma perseguição e não ver e o que estava acontecendo? O Super morre e de uma hora pra outra ele passa a ser idolatrado como um grande herói? Fora a bagunça de referências, vindas em maior parte do game Injustiça (a cena do Flash por exemplo), o Batman matando inimigos (mesmo quando o Jason Todo “morreu”, ele ficando mais violento, ele matou…), e por favor, da Há Cavaleiro das Trevas, a trama passa longe, assim não comparem adatações de modo grosseiro…o Lex então nem se fala, que horrível…o hype criado e a sensação de um produto inacabado entregue….muita coisa acontecendo sem coerência….no andamento da história….espero que a versão estendida de 3:01h, seja muito superior a que foi ao cinema e, que até a edição do filme seja diferente….

    Curtir

  10. “Fan boy DC x Marvelzista”.
    Será q em todas as esferas tem que haver esse tipo de divisão idiota?!
    Taxar é argumento de ignorantes.

    O filme parece bom. Estou curioso!

    Curtir

  11. Realmente o mundo está polarizado! Ou é coxinha ou pão com mortadela. Ou é contra ou a favor. Ou é DC ou é Marvel!
    Ou é HF ou CA!
    Pessoal é apenas cinema. Não tem nada de importante gostar de um ou de outro!

    Curtir

  12. “A Dczada tá nervosa aqui kkk”

    Quando vemos que os próprios fan boys da DC tentar elevar BvS ao mesmo tempo que elogia um filme da Marvel é que a gente vê que agradou geral.

    Ah, e ótima crítica, sempre clara, objetiva e coesa.

    Curtir

  13. No mundo real…. Por que pensei no Brasil quando ela escreve ” a maior ameaça não está em planos malignos – está nas boas intenções e no partidarismo que elas incitam”? Me soa tão familiar.

    Curtir

  14. Pra mim depois que a Disney assumiu a Marvel podemos esquecer tudo que rolava em HQ, eles só usam os personagens e inventam a história que quiserem. Exemplo: O homem de ferro em todos os seus filmes e nos dois vingadores é contra o controle dos heróis, agora ele é a favor, forçado. Filmes da Marvel(Disney) pra mim são para crianças, coloridos demais. Tai outro filme da Marvel que não vou gastar meu dinheiro pra assistir no cinema, ainda estou traumatizado com a porcaria da era de ultron, pq se compararmos um pouquinho com a HQ.. meu deus.

    Curtir

    1. Discordo Daniel. A HQ original de Guerra Civil já tem 10 anos, e a Disney comprou a Marvel.muito depois. Lá o Homem de Ferro já estava criando o mesmo problema. E mesmo nas HQs dele, já tinha a tempos essa questão do controle sobre a tecnologia dele – ele vendia equipamentos para os Governos, e se alguém roubasse ele ia pessoalmente tomar satisfação. Os Vingadores na HQ não era só por razões altruístas, era também um conveniente projeto para ele ir desenvolvendo e ajustando sua tecnologia

      Curtir

  15. “EU” Também ja vi o filme, sou funcionário de um dos cinemas da minha cidade, e posso garantir que o filme do Batman vs Superman foi mais promissor do que esse “Vingadores 3.” e cagaram novamente na origem do Spiderman.

    Bando de mentirosos…

    Curtir

  16. Primeiramente parabéns, voce e’ muito clara e objetiva em suas criticas e comentários, mesmo eles sendo todos positivos.
    Não assisti ao filme para ter contra argumentos ou debater ou ate dizer mais, mas num primeiro momento voce afirma que adorou o fato de que as cenas de ação são rápidas e remetem a realidade, afirmando que isso era algo inovador, discordo, pois zack snyder ja havia feito no primeiro homem de aço.
    Posteriormente, afirma que o tom holland fez melhor homem-aranha, por mais que não seja a primeira pessoa a afirmar isso, vamos lembrar que o roteiro não e’ feiro pelo ator, então, por gostar de sua visão e opinião, lhe pergunto, por qual motivo ele e’ o melhor, pelas usas falas e momentos de ação, ou pelas expressões e posturas?
    Independente disso, gostei muito de sua visão e principalmente da sua clareza em comentar sem entregar, algo que e’ extraordinário para pessoas como eu que ainda não tiveram a oportunidade de ver o filme. Parabéns.
    Obs. estou digitando no Canada com um teclado norte-americano, não tenho como colocar acentos ou corrigir a gramática, por isso me perdoem os erros.

    Curtir

  17. Eu acredito que as críticas foram mto pesadas para o filme batman v superman, que é bem dahora…porém não é motivo para relacionar com as criticas ao filme guerra civil…acabei de assistir ao filme e ele é realmente mto bom (e tem ao seu lado o fato de não ter de explicar mta coisa por causa dos filmes anteriores)…conclusão: guerra civil merece as criticas positivas…e bvs merecia criticas melhores…ponto final

    Curtir

  18. Acabei de sair da pré estreia do filme e ao contrário do que vi em todos os meios de comunicações, onde exaltaram de forma absurda o filme, em uma espécie de marketing pra marvel, eu achei o filme apenas bom. Capitão América soldado invernal foi definitivamente melhor que o guerra civil. O filme tem seus pontos altos, como todos os filmes da marvel, um roteiro sem pontas, um filme bem produzido, alguns bons embates, com destaque pra o embate principal, o homem aranha só não me surpreendeu mais que o Pantera, mas o filme não chegou a me empolgar tanto quanto Batman vs Superman ou Deadpool, mas não deixa de ser mais um acerto na proposta da marvel. Acredito que o filme foi super estimado pela mídia, algo bem diferente de BvS, que antes mesmo do longa chegar aos cinemas, já criticavam. Vale a pena conferir o filme, mais um bom filme da marvel. Essa é a minha opinião.

    Curtir

    1. Infelizmente, criticar filmes antes de estrear a quem de fato intensa, o público que vai pagar a entrada para se divertir, é bola fora. Sem dizer que essas cíticas antecipadas e promovidas por produtores são siguais as análise de games famosos: só promoção para aumentar a bilheteria: tipo Star Wars 7, onde mais uma vez tivemos o Jar-Jar-Binks e um Luke Skywalker feminino pra agradar a onda do momento e uma tentativa de cooptar a essência dos primeiros mas sem nenhuma emoção como já disse, o roteiro quase inteiramente chupado do episódio VI ‘Uma Nova Esperança’ e sem emoção nenhuma, apenas previsível.
      diria que crítica é igual peido: só agrada de fato ao próprio dono.

      Curtir

  19. me da sono ver esses marvelzistas lambendo as boletas do filme. Assisti uma copia handcam…é bom? É…mas não é tudo isso…
    De longe Vingadores 1, Homem de Ferro 1 ..DESTROEM este filme….
    E se reclamam tanto de “fidelidade ao HQ” os filmes da DC dão de 1000000000×0.
    Inventaram qualquer porcaria pra dizer que tem motivo pra guerra civil. Pra quem leu no HQ, ter 1% da historia no filme é muito. No max usa o nome dos mesmos personagens

    Curtir

  20. é isso mesmo q entendi o tony se acha culpado por fazer o ultron a feiticeira nesses ultimos meses n falou com ele e disse que foi ela quem forçou ele a fazer o ultron?

    Curtir

  21. Já assisti

    O filme tem tantos buracos no roteiro que parece queijo suíço

    A motivação dos personagens é idiota

    O que salva são Homem Aranha e Pantera Negra

    Acho que os críticos estão falando bem só para tentar jogar o Zack Snyder para baixo

    Porque por favor, o filme é bom, mas nossa, não exagere

    Curtir

    1. Assistiu onde? Pelo amor de Deus. So se vc è pai de santo e assistiu no prato da macumba… Ou comeu os irmãos russos… Depois dessa eu vou dormir

      Curtir

      1. Assisti a pré estreia, muito bom o filme, o homem formiga e homem aranha deram um ar cômico no ar e o pantera negra chegou chegando, e pelo q deu entender vai ganhar espaço nos vingadores e o homem aranha tb, no final aparece ele reclamando dos ematomas e um letreiro homem aranha está voltando e acaba…
        Muito bom, e o capitão América ganha a briga!

        Curtir

      1. E nao percebeu que apesar de 90% dos criticos não gostarem de batman vs superman, ja está em 700 milhões de dolares e 95% de quem assistiu aprovou…

        Curtir

    2. Concordo com você. Não vou pelas críticas para assistir um filme e nem sou fan de nada. Eu leio hqs e gosto de diversos quadrinhos.
      Eu não considero justo as criticas feita no batman V superman em comparação a Vingadores ultron e esse Guerra civil. Esses filmes tem diversas falhas, mas falaram muito mal do filme do batman v superman e outros que tem tantos erros quanto este, a crítica não menciona e só elogia.
      Cada vez mais eu acho a crítica fraca e hipócrita.

      O guerra civil é um filme muito bom. Só. Não é nada alem disso e pouca coisa melhor que outros de Hqs.
      A crítica poem lá em cima algo que é igual a muitos filmes. E quando vejo aqueles criticos com notas, dou risada. kkk

      É só acompanhar a crítica de alguns sites e jornais e verão que são discrepantes em suas análise comparando os filmes de mesma categoria. Adaptação de Hqs.

      Curtir

  22. Estou contando as horas para assistir esse filme Isabela! Ler sua crítica só me deixou mais esperançoso de uma grande diversão, pois adorei o trabalho do irmãos Russo em O Soldado Invernal.

    Curtir

Deixe um comentário